Aposentadoria: já parou para pensar neste tema? Se você ainda é jovem, está na faixa dos 20 aos 30 anos, provavelmente este assunto ainda não te abala. Porém, se já passou dos 40, com certeza já é hora de pensar nisso. Se já tem mais de 50 anos, o importante é dar o pontapé inicial.

Primeiramente, você deve pensar que fazer um plano de previdência privada, visando a sua aposentadoria, pode ser uma boa opção.

Principalmente por que ela funciona como se fosse uma poupança de longo prazo. E você pode consignar os aportes. O que ajuda muito em manter a disciplina em guardar o dinheiro. E é justamente ela que pode complementar a renda da aposentadoria.

Quando falamos de simplicidade e facilidade, a previdência social deveria ser o modo mais indicado para quem os que não tem tanta preocupação com suas finanças no futuro.

No entanto, infelizmente, é muito fácil encontrar aposentados pelo INSS que tem que fazer trabalhos extras, mesmo com uma idade avançada, para ter uma renda extra, pois não conseguem viver somente da sua aposentadoria.

Este fato ocorre justamente porque a previdência social paga muito pouco para os seus segurados, Estamos tratando de um cálculo muito complexo aqui.

Certamente, o que podemos falar é que o valor a ser pago pela aposentadoria jamais corresponderá ao último salário do contribuinte. Pelo contrário, ele ficará bem distante disso.

Além disso, a chamada aposentadoria oficial tem sérios riscos de sofrer alterações bruscas. E que podem aumentar o tempo de contribuição do futuro aposentado, para que o mesmo comece a receber o benefício.

Assim sendo, planejar a aposentadoria, além do vínculo como o INSS, é uma das primeiras ações que tomamos. Fazemos isso em busca de um futuro tranquilo e independente. Onde possamos, principalmente, curtir a nossa sonhada aposentadoria.

O funcionamento da previdência privada

É provável que em um primeiro momento, você não consiga juntar muito dinheiro para este fim.

Contudo, ao longo dos anos, após depósitos periódicos, inevitavelmente

haverá um valor bem razoável já acumulado.

Aqui pode ser feita uma simulação.

Em resumo, o que vai ocorrer? É simples! Este valor será administrado por um banco que garantirá que você terá os rendimentos que contratou. Isso ocorre mediante um contrato que deve ser analisado com todo o cuidado.

Assim sendo, após o período contratado, você recebe os rendimentos de uma vez. Ou, então, em parcelas mensais.

Em suma, há dois tipos principais de previdência. O PGBL é Plano Gerador de Benefícios Livre. Nele, o valor pago ao plano pode ser abatido no Imposto de Renda.

Entretanto, esta quantia não pode superar 12% da sua renda mensal. Cabe, contudo, ressaltar: quando for sacar este valor, o imposto será cobrado sobre o total.

Analogamente, o outro fundo de previdência, visando a aposentadoria é o VGBL. Estamos tratando da seguinte sigla: Vida Gerador de Benefícios Livre.

Neste caso, este plano de aposentadoria não pode ser abatido do famoso “leão”.

Por consequência, porém, quando o saldo for sacado, o imposto será cobrado, somente, pelos rendimentos da aplicação.

O VGBL é recomendado para quem transmite sua declaração do imposto de renda de forma simplificada. Enquanto o PGBL é voltado para os que enviam o formulário completo do Imposto de Renda.

Aposentadoria: um investimento a longo prazo

Sem dúvida, quando estamos falando de uma previdência, ou seja, nos preparando para a nossa aposentadoria, estamos falando de um investimento que dura longos anos.

Isso quer dizer que, quanto maior o prazo de investimento, também será mais alto o valor acumulado.

Por consequência, maiores serão os rendimentos apurados ao final do seu contrato com o banco.

Ou, então, com a instituição com a qual você realizou seu plano de previdência.

Neste vídeo do meu curso, eu falo como planejar a sua renda passiva:

Fazendo cálculos

Com toda a certeza, quanto mais jovem se planeja a sua aposentadoria, mais frutos você terá no futuro. Lembre-se: quanto antes o jovem pensa na sua aposentadoria, consequentemente, mais barata será a sua contribuição mensalmente.

Todavia, infelizmente, os jovens cometem o mesmo erro: eles se acham novos demais para pensarem em sua aposentadoria.

Vale dizer que, mesmo que se faça um plano de previdência privada, há de se continuar colaborando com o INSS.

Além de poder servir como um aumento dos seus rendimentos, o mesmo funciona como uma seguradora, em caso de doença.

Ou ainda, em algumas situações especiais em que você terá que se afastar por certo tempo das suas atividades normais.

Pensando no futuro

Em resumo, independente da sua idade, o melhor que podemos fazer é abordar o gerente do seu banco e falar com ele sobre as melhores opções de investimento. Isso garantirá uma boa renda no futuro.

É extremamente válido também ter um objetivo em mente. Este é outro ponto importante ao planejarmos nossa aposentadoria.

Fazer esse planejamento sem mensurar uma meta pode ser uma tarefa extremamente complexa que, inclusive, poderá não se tornar realidade.

O segundo é ideal para quem transmite sua declaração do imposto de renda de forma simplificada ou para isentos. Já o primeiro é indicado para aqueles que enviam o formulário completo do IR.

Além desses dois tipos de planos é possível escolher o regime tributário de cada um deles, que pode ser o regressivo — quando o percentual pago a título de IR reduz ao longo do tempo. Ou o progressivo, que é quanto a tributação aumenta à medida que os meses passam.

Controle financeiro

Conforme já falamos anteriormente neste post, ter disciplina é essencial para construirmos uma reserva e por que não, uma boa aposentadoria.

Isso é, não dá como planejar a aposentadoria sem fazer um controle financeiro eficaz.

Como esse processo de planejamento pede o pagamento mensal de alguns valores, seja para o INSS, ou para a previdência privada, ou ainda outro tipo de aplicação, a falta de depósito pode atrasar a concretização dos seus planos sobre a sua aposentadoria.

Assim sendo, é vital que você controle todos os seus gastos e identifique as suas despesas. Assim, o planejamento da aposentadoria não será prejudicado.

Em consequência, é muito importante que se reserve um percentual mensal de tudo o que você ganha para ser investido em seus objetivos financeiros futuros.

Comentários