Você já se fez esta pergunta: como está a sua saúde financeira? Não?! Então é hora de realizar um check-up financeiro. Ou melhor: chegou a hora de fazer uma clínica financeira!

Tudo que desejamos é ter uma vida saudável, com equilíbrio em todas as áreas, semelhante a uma avaliação médica preventiva.

Por essa metodologia, um check-up da saúde verifica fatores de risco, gera diagnósticos precoces e, assim, cuida do seu bem-estar. É nesta enxurrada de análises e exames que se previnem doenças e se melhora a qualidade de vida das pessoas.

Sem dúvida alguma, a mesma avaliação pode ser feita com sua vida financeira, mesmo que, aparentemente, esteja tudo bem.

Contudo, alguns hábitos nocivos podem fazer você desperdiçar seu dinheiro e, possivelmente, compromete sua liberdade financeira e bem-estar familiar.

Primeiramente, é importante saber: o que é uma clínica financeira?

A clínica é uma conversa dirigida, com metodologia para entender a sua dinâmica financeira. Assim como, a sua situação atual, nível de conhecimento e educação financeira, relacionamento com o dinheiro, momento de vida e um diagnóstico com os projetos de vida e um futuro prospero.

Com certeza, uma clínica financeira é uma experiência transformadora em sua vida!

Em segundo lugar, o conceito e a importância da clínica é trabalhar no diagnóstico de pessoas e empresas que estão em difícil situação financeira, com dívidas, ou então que não sabem onde investir seu capital.

Em conjunto com isso, há o trabalho do planejador financeiro que fornece o diagnóstico na clínica financeira e verifica a necessidade de acompanhamento em um planejamento financeiro.

 

Quem deve realizar uma clínica financeira?

Sem dúvida alguma, vivemos vários ciclos durante a nossa vida e neles, nossa relação com o dinheiro muda muito.

Assim sendo, avaliar riscos e conceber um bom planejamento financeiro é um alicerce para todas as realizações. Por isso, ele é tão necessário para todos, da mesma forma como um check-up médico, ao menos anual, também é.

Em uma clínica financeira, há um levantamento geral da sua saúde financeira, muitas fichas caem, e você passa a ter uma noção maior onde está e onde pode chegar. Há um raio-x da sua atual fase: um direcionamento pode acertar seus passos atrás da sonhada e equilibrada independência financeira.

 

O que ganho com a clínica financeira?

Os ganhos com a clínica financeira são vários: pagamento de dívidas, planejamento financeiro familiar, planejamento adequado de investimentos

 

Um dos pontos mais importantes da clínica financeira é receber um diagnóstico financeiro profissional indicando os pontos fortes, os críticos e, principalmente, o foco que deverá ser dado dali em diante para realizar seus sonhos, proteger-se dos riscos e alcançar sua independência financeira.

Para isso, quem acaba fazendo uma clínica deste nível, o mais importante é ter em mente, com clareza, quais são os seus projetos de vida, seus sonhos, medos e desejos.

Se você está se perguntando quais seriam suas maiores dúvidas, ou o que você poderá perguntar em uma clínica financeira, a seguir temos alguns pontos chaves.

Do jeito que estou, atingirei meus objetivos de vida? O que estou fazendo de certo, de errado, onde devo mudar de rumo ou o que devo continuar a fazer? O meu capital está bem investido? Estou preparado para situações inesperadas?

Todas estas questões são devidamente esclarecidas em uma clínica financeira tendo, como forte aliado, o planejamento financeiro devido.

 

O papel do planejador financeiro em uma clínica

O trabalho do planejador financeiro pode ser comparado ao do médico de família.

Dentro dele, a clínica financeira serve justamente para que seja feito um levantamento qualitativo e objetivo da situação financeira da pessoa que mantém a casa, da sua família, e identificar o seu comportamento com relação aos seus gastos e a forma como lida com o dinheiro.

A clínica financeira ajuda a família, de um modo geral, direta ou indiretamente, a quebrar o tabu que é falar sobre dinheiro e alinhar objetivos, expectativas, observar vícios de comportamento, de gastos, e, acima de tudo, corrigir os erros.

A clínica financeira é voltada para pessoas físicas, mas vários indivíduos vêm obtendo uma experiência empreendedora com ela.

Neste caso, o planejamento financeiro ajuda nesse processo por meio de alguns fatores como: deixar os funcionários equilibrados na parte financeira, e, consequentemente, melhorando o seu desempenho profissional.

Sem dúvida alguma, se é necessária ajuda para saber como administrar suas finanças, uma clínica financeira é absolutamente adequada.

Uma de suas grandes tarefas é a racionalização dos gastos, permitir que famílias, e profissionais em geral, tenham um acompanhamento seguro quanto ao enxugamento e controle de suas despesas, pessoais ou empresariais, bem como a eliminação de dívidas.

 

Propostas de uma clínica

A proposta da clínica é fazer as pessoas enxergarem do melhor modo possível a sua relação com seu dinheiro, otimizando seus recursos. Identificar gastos supérfluos, renegociar dívidas, adequar um orçamento doméstico à sua realidade, e recomendar consultoria em planejamento financeiro no difícil mundo das finanças, dos investimentos.

Ela é voltada a todos que querem se relacionar de forma segura e abrangente com o dinheiro.

Não tenha dúvida: é possível administrar melhor e viver em paz com o seu dinheiro. Disciplina, organização, motivação e acompanhamento profissional (neutro, esclarecedor e imparcial) são pontos essenciais para essa mudança de atitude.

Sendo assim, não perca tempo: marque já a sua clínica financeira comigo!

Comentários