O planejamento financeiro é a palavra-chave ao falarmos de presentes em datas comemorativas.

Certos dias como o Black Friday, Dia das Crianças e o Natal movimentam a economia de forma intensa.

Sem dúvida alguma, são datas específicas que representam alto faturamento para o comércio.

Somente para se ter uma ideia, a Black Friday rendeu em vendas mais de R$ 2,1 bilhões, no Brasil, em 2017.

Primeiramente, quem faz um planejamento financeiro para comprar presentes em datas comemorativas sai na frente no quesito “ofertas”.

É recomendável que nos programemos para realizar as compras com a maior antecedência possível. Se der, ao menos 30 dias antes da data comemorativa.

Certamente, em uma data especial como o Dia das Crianças, o ideal é se adquirir o presente no início de setembro.

Similarmente, a Black Friday é um outro bom exemplo. Cada vez mais moralizada, ela fornece descontos interessantes. E é uma boa dica para aqueles que precisam presentear no Natal.

Principalmente porquê, normalmente, ela é realizada cerca de um mês antes do Natal. Isto é, sempre na 4° sexta-feira do mês de novembro.

Ou seja, conforme recomendamos: é bom fazer compras em datas comemorativas e movimentadas com 30 dias de antecedência.

Black Friday

Contando com um eficiente planejamento financeiro, a Black Friday certamente pode ser usada para comprar presentes em datas comemorativas.

Sem dúvida alguma, o leque de ofertas será bem maior do que se deixarmos para comprar somente em dezembro, como muitos fazem.

Em seguida, temos uma pessoa muito importante para presentear: você mesmo! Isso!! Você! É muito importante que a gente se presenteie também, nos agradando. Isso nos faz muito bem!

Eu explico melhor todos estes conceitos aqui.

Contudo, se não conseguirmos seguir estas regras e deixarmos para comprar mais perto das datas comemorativas, surge um problema.

Quanto mais próximo da celebração formos adquirir um presente, mais caro ele vai ficar. É a “tal” lei da oferta e da procura.

Antes de mais nada, o melhor é nunca deixar para comprar perto de datas comemorativas. É nesse momento que o mercado está com o preço nas alturas.

E também esperando aqueles “desesperados” que vão comprar algo de última hora.

Dicas na hora de comprar

Apesar dos consumidores andarem muito mais cautelosos, as datas comemorativas permanecem sendo sinônimo de endividamento para os brasileiros.

Os presentes estão cada vez mais caros.

No entanto, é possível evitar as dívidas. Ou, então, se frustrar por não conseguir comprar o que se planejava inicialmente.

Primeiramente, uma dica para quem vai sair às compras é saber quanto se pode gastar, efetivamente. É aí que entra o planejamento.

Primordialmente, é essencial verificar seu orçamento antes de sair comprando, desesperadamente, sem orientação alguma.

Se você puder se unir com outras pessoas, na hora de presentear, isso pode ser uma boa alternativa.

Além disso, será uma ótima alternativa para garantir que o presente vai ser melhor, se comprado com outras pessoas. E, claro, cada envolvido na divisão gastaria menos do que se fosse comprar sozinho, de forma individual.

Cuidado com as parcelas

É preciso ter cuidado também com as parcelas. Note se a prestação do presente comprado cabe em seu orçamento.

Caso contrário, é melhor trocar por outra lembrança.

Contudo, outra dica é negociar o preço do presente. Tente pagar à vista. E, assim, obterá descontos que, normalmente, são significativos.

O momento da compra também deve ser levado em conta. Faça-o com tranquilidade, paciência e foco.

Importante: jamais gaste além do que estava programado. Isto é, jamais gaste além do pensado inicialmente. E, principalmente, não se empolgue na hora da compra.

Cuidado com as crianças

Pode parecer piada, mas não é!

Um dos maiores desejos de todo pai e mãe, é agradar seus filhos.

No entanto, seja no Dia das Crianças ou no Natal, são nestas ocasiões que eles têm a chance de ter o seu pedido atendido.

Contudo, é aí que devemos tomar cuidado pois pode haver um desgaste financeiro.

Ou seja, querendo agradar, gastando mais, acabamos desequilibrando o orçamento.

Para isso, seguem algumas dicas preciosas.

Evite comprar presentes se para isso for necessário se endividar. E tome cuidado: parcelamento é um tipo de dívida, mas alongada.

Contudo, se for inevitável, tenha certeza de que se encaixa em seu orçamento. Em consequência, veja se o presente não trará custos extras para a sua família.

Sempre negocie. Em muitos casos, existe margem para reduzir o preço.

Fique atento: não se deixe seduzir por eventuais promoções. Realize suas compras apenas de acordo com o que havia planejado inicialmente.

Agora, note: se o orçamento familiar exige cautela, já aproveite para introduzir a criança neste assunto: a educação financeira.

Ela tem capacidade para dar alternativas de presentes que deseja. Mas de acordo com valores “pagáveis”.

Cabe a elas serem envolvidas em pesquisas de preços. E os pais devem exibir opções de preços de presentes que cabem em seu bolso.

Uma solução importante para esta questão é poupar. O quanto antes você poupar para comprar presentes para as crianças, mais fácil será para satisfaze-las. Principalmente em datas comemorativas.

Também é legal usar cofrinhos. A ideia é que as crianças nomeiem cada objeto de desejo. E que para obtê-lo, é necessário que as crianças entendam que também precisam economizar.

Como se faz com os filhos mais velhos, o modo mais adequado é negociar: nunca desmereça o sonho deles. Faça eles perceberem que sonhar é saudável.

Contudo, nada cai do céu.

Compras via web

Outra tentativa que pode ser feita para não se exceder ao comprar presentes em datas comemorativas é priorizar as mesmas via web. Sim, isso mesmo!

Este cálculo é proporcional. Os custos para um lojista para comércio online, obviamente, é bem menor do que em uma loja física. E, claro, acaba refletindo no custo final que o produto terá.

Em diversos casos, para promover um determinado site, são oferecidos descontos para a compra online. E isso barateia ainda mais o presente.

E, agora, a dica final. Não esqueça de verificar, de acordo com o seu cartão de crédito, as melhores datas para realizar compras com ele.

Normalmente, tem-se com eles, um total de 40 dias para pagar. Isso se você fizer a compra 10 dias antes de vencer a fatura.

Um exemplo: se o seu cartão vence todo dia 20 e se você comprar dia 10, no mesmo mês, você terá mais do que 30 dias para pagar.

Deste modo, você consegue um prazo melhor para quitar a dívida. E, pelo mesmo preço.

Vale sempre ressaltar. Aqui damos somente dicas e conselhos. Mas você deve usar seu dinheiro como lhe convém, da melhor forma possível.

No entanto, tenha cuidado para que não descontrole seus gastos. E acabar se endividando muito.

Comentários