Ser rico…Você já se fez esta pergunta? Você é rico? Já quis ser rico? Sonhou com isso alguma vez, ou algum dia?

Penso que sim, não é verdade?

Será que ser rico é, necessariamente, estar em lugares bons e caros ao mesmo tempo? É possível? Precisamos que seja assim?

Na minha sincera opinião, ser rico é traçar um caminho para a prosperidade, nem que isso exija alguns esforços. E, com certeza, exige!

De certa forma, ser rico não é aquele que ganha muito e gasta mais ainda do que recebe. E, consequentemente, acaba se afundando em dividas, mantendo um custo de vida altíssimo e comprometendo o principal: sua liberdade financeira e um caminho para a prosperidade.

Ser rico é também gostar das coisas simples

Primeiramente, ao menos para mim, como planejador financeiro, ser rico é também gostar das coisas simples, ter uma vida equilibrada. E, acima de tudo, valorizar o seu dinheiro, saber guardá-lo, investi-lo, poupá-lo. E, com isso, conquistar liberdade financeira.

Riqueza é poder, conseguir abrir mão de certos luxos e gastos te empodera, afinal não dependemos de tudo que os meios de comunicação nos impõe, certo?

Sendo assim, ser rico também implica em comprar bons livros, ver bons filmes, fazer viagens digamos “ecológicas”.

Ou seja, coisas divertidas sem serem, necessariamente, caras, que nos trazem experiências marcantes, enriquecendo a nossa alma.

Certamente, tudo isso te dará liberdade, oportunidades, descanso, fará você usufruir de tudo, e, o principal: sem fazer você gastar muito dinheiro, comprometendo seu bem-estar emocional.

Todavia, eu te pergunto: você precisa ser rico para fazer tudo o que citei há pouco?

Claro que não!

Vou dar outro exemplo que você não precisa gastar tanto para curtir o que a vida tem de bom.

Você pode muito bem potencializar seu dinheiro, com muito divertimento e sem gastar muito. Sabe como?

Por meio de amizades “ricas”, ou seja, com laços de amizade que podem ser um dos maiores bens da sua vida!

Já dizia o ditado: quem tem amigos, tem tudo! Um dos fatores que mais ajudam a potencializar sua saúde financeira e também aumentar, ampliar a sua felicidade, é exatamente enxergar as amizades “ricas” e ampliar seu convívio.

Ser rico significa precisar comprar tudo?

Aqui cabe a pergunta: ser rico significa comprar tudo?

Lógico que não!

Amizade, carinho, respeito, são coisas que estão à venda, ou seja, podemos adquirir?

Sabemos a resposta…

Há sonhos que não se consegue obter apenas com o dinheiro.

Contudo, sem dúvida, o dinheiro é um facilitador da absoluta maioria dos nossos sonhos. Sem dinheiro, dificilmente teremos como realizar nossos sonhos e obtermos os prazeres da vida.

No entanto, não há preço que pague cultivar amizades verdadeiras, vivenciar a espiritualidade, o conhecimento. Assim como ler um bom livro, ver um bom filme ou uma boa peça de teatro.

Certamente, esses sonhos “não materiais”, o dinheiro não compra, pois eles não estão a venda, ou seja, não se pode adquirir.

Do mesmo modo, uma bela amizade não depende apenas da questão econômica. Trata-se do tipo de amizade que nos traz uma grande recompensa financeira.

Amizade pode ser rica, por causa da grande troca que é gerada entre grandes amigos.

Ao mesmo tempo, amizades verdadeiras têm um imenso valor. Por exemplo, aquelas que te motivam para seguir em frente quando aparecem pequenos obstáculos em sua vida. As que agregam conhecimento e também que vão te ajudar a evoluir, atingir seus sonhos, e também se aproximar de uma felicidade cada vez mais completa e duradoura.

A vida é feita de escolhas!

A vida é feita de escolhas. Conforme o que você escolhe, ou prioriza, você recebe.
Preste atenção: a vida é feita de escolhas. Conforme o que você escolhe, ou prioriza, você recebe.

Priorizar utilizar o tempo a favor de certos aspectos que vão agregar mais valor à sua vida.

Obviamente, em alguns casos, será necessário abrir mão da companhia de alguns amigos para priorizar outros. E, em outros momentos se o ciclo mudar, este poder está em suas mãos.

Em suma, ter amizades ricas, e, consequentemente, ter seu tempo para atingir seus sonhos, potencializar seu dinheiro, vai ajudar, cada vez mais, as pessoas ao seu redor, em seu convívio.

Ser rico não significa necessariamente ter dinheiro para gastar

Para concluir, queria dizer que ser rico não significa propriamente ter dinheiro para gastar à vontade.

O conceito de riqueza é variável para cada um. Há os que ganham um ou dois salários mínimos e acham que são ricos. E, por outro lado, há os outros que ganham mais de dez salários mínimos e não acreditam que são ricos. Isso ocorre porque a sensação de riqueza não está no quanto se recebe, mas sim no quanto se gasta.

Certamente, quando você iniciou em um emprego novo e recebeu seu salário, com o passar do tempo, foi ficando insatisfeito e, certamente, pensou: se eu recebesse esse X mais Y eu seria rico!

Contudo, parece que quanto mais se ganha, mais despesas podem surgir.

Sendo assim, sugiro que você observe mais atentamente a sua relação com o dinheiro ao longo da vida e que pense bem sobre o seu conceito de riqueza, o que de fato você precisa para ser mais feliz e o que você pode deixar de lado para guardar e investir para seu futuro e conquistar sua independência financeira. Conseguir abrir mão de certos gostos e luxos pensando em benefícios futuros é: o que de fato te faz rico e ter poder sobre você mesmo e suas escolhas.

Pense comigo: ter mais dinheiro só será útil se você considera-lo um meio para realizar seus sonhos, traçar um caminho para a prosperidade.

Eles serão os motivadores e incentivadores para que enxergue a riqueza que já há em sua vida. Deste modo, tudo o que for acrescentado nela será para que possa ampliar seus dons e viver melhor.

Comentários